sábado, 31 de março de 2012

Pra que serve a Avaliação Física?


Antes de mais nada, obrigada a todos que passam por aqui!! Se gostarem, compartilhem no Facebook, curtam a pagina, etc!!!! E qualquer duvida, deixem nos comentários ou no facebook!


Avaliação Física? Pra que, se já tem a Avaliação Médica?
Vamos deixar claro uma coisa, cada profissional é um, assim como, cada especialidade é uma, mas todos os profissionais envolvidos, no caso: Médicos, Fisioterapeutas, Nutricionistas e Educadores Físicos precisam um dos outros para que VOCÊ chegue ao seu objetivo!


Então, a avaliação médica é uma coisa e a física é outra, e precisamos das duas e fim! hahaha


O Fato, é que existem condições das quais apenas os médicos podem "assinar" digamos assim, eu, como educadora física, posso saber identificar alguma patologia, porem, não posso responder por ela, entendem?
E pra você começar um treinamento, precisa estar apto a ele, isso quem decide, é o médico!


Depois de saber que você está apto a prática de exercícios, precisamos saber qual o seu objetivo e é nisso que a Avaliação Física irá ajudar, alias, irá fazer a diferença!!


A Avaliação Física serve para que o profissional de Educação Física possa identificar possíveis fatores de risco para o desenvolvimento de doenças do cardiovasculares como o tabagismo, hereditariedade, alteração no colesterol, alteração do açúcar no sangue, sedentarismo, dentre outros. 
Além disso, poderá, ainda, auxiliar o profissional a estabelecer metas para o aluno ao avaliar a maior necessidade do individuo, seja para melhora do desempenho esportivo, aumentar o VO2máx, reduzir peso ou ainda reduzir percentual de gordura.
Através da Avaliação, o profissional de Educação Física terá parâmetros para identificar a melhor atividade para o aluno e também a intensidade e a freqüência desses exercícios para que se trabalhe dentro da zona de treinamento, a qual é individual, ou seja...cada um tem seu ritmo e é com a avaliação que saberemos qual o ideal para cada um.
A Reavaliação deve ser realizada após um período de no mínimo 60 dias de exercícios físicos, para identificação dos resultados. Assim, o profissional analisará se será necessária a mudança do programa de exercícios ou poderá mantê-lo, alterando apenas a quantidade a ser realizada.
Então, não adianta chegar na academia e fazer qualquer coisa ou fazer o que o seu amigo faz, porque ninguém é igual a ninguém, nem mesmo no treinamento! Ao negar a avaliação física, você estará negando um melhor treinamento e assim gastará mais tempo e dinheiro com formulas e treinos que nem sempre serão adequados!
Quem executa a Avaliação Física?
A avaliação física é de competência do profissional de Educação Física e não do Fisioterapeuta, como em muitos estabelecimentos. Esses, além do Fisioterapeuta, poderão ser autuados como infratores segundo a lei nº. 9696/98, do Conselho Federal de Educação Física (CREF).
Será competência do Fisioterapeuta apenas a Avaliação FISIOTERAPÊUTICA, como na lei nº. 8856/94, do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
Quais os itens de uma Avaliação Física?
Os principais são:
- Anamnese (entrevista)
- Altura
- Peso
- Índice de Massa Corpórea
- Relação Cintura x Quadril
- Percentual de Gordura
- Percentual de Massa Magra
- Circunferências
- Teste ergométrico
Devem ser levados em consideração também os para uso fisioterapêuitco:
- Avaliação Postural
- Encurtamentos Musculares
- Diâmetro ósseo
- Dores articulares
Dicas
- Faça Avaliação Física e, periodicamente, uma reavaliação. Desta forma, você sempre saberá se seus objetivos estão sendo alcançados e ainda previne problemas com sua saúde.
- Utilize um frequencímetro durante o exercício, a fim de saber se está na freqüência cardíaca certa para atingir seu objetivo.
- Procure um profissional de Educação Física habilitado (formado e com registro no CREF), para orientá-lo durante o exercício, bem como prescrevê-lo.
Fonte: JOÃO PAULO CALENZANI
Formado em Educação Física – CREF-012076-G/MG
Então pessoal, parem de achar que a avaliação física não é importante, por que ela é! Não achem que é só mais alguma forma da academia ganhar dinheiro, pois não é! É o seu futuro nas mãos de profissionais que, quanto mais souberem o que se passa em seu corpo, mais poderão te ajudar!
Fiquem atentos e aproveitem ao máximo a capacidade dos profissionais que irão cuidar do seu corpo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário